sexta-feira, 17 de junho de 2011

Kiki (Crise)

O ideograma para crise é composto por dois caracteres, um significa "perigo" e o outro "oportunidade". Eles nos lembra que quando as coisas vão mal, não devemos pensar que tudo está perdido, pois as crises refletem que existe um problema que está ameaçando o que estamos fazendo, mas é muito importante lembrar que temos que ficar atentos, e otimistas no sentido de pensar que junto com os problemas, vão inevitavelmente aparecer oportunidades. Crise, portanto, não é algo para se imaginar como algo mau, mas também com otimismo pois elas são um ponto de mudança. Todas as transformações ocorridas em curto prazo passam por uma crise, ou caos. O homem sábio deve saber ver os dois lados das situações , e há sempre razões para se ter também uma visão otimista dos acontecimentos, por pior que eles possam parecer. Este na opinião do Wagner Bull é o segredo para vivermos sempre bem, e mantermos nosso coração alegre e satisfeito independente do que possa ocorrer. Como disse Buda, a principal causa de nossos sofrimentos é porque queremos nos fixar em situações, o que é um erro, pois tudo é impermanente. O Aikido nos ensino e nos treina a rapidamente aprender a nos adaptar a novas situações de forma harmônica, nos unindo com as energias "Ki" de cada situação, fazendo "Mussibi" (união ou aquilo que une), "Aiki" (idéia de unir os "ki" que é a ideia central do Aikido), reverberando em cada "Kokyu" (a respiração do universo) que o universo realiza.

Gostei dessa explicação sobre "crise". As vezes a gente se pergunta o motivo de tantas coisas que não gostamos estarem acontecendo de uma vez só que nem percebemos que elas acontecem apenas para nos prejudicar como também pra nos fortalecer de alguma forma, seja física ou mental. Mas sempre por alguma razão. Afinal, nada é por acaso.

Então, que venham as crises, sem elas não evoluímos! Mas venham de pouquinho em pouquinho, ok? Porque ninguém é de ferro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário