quinta-feira, 16 de junho de 2011

Oi blog!

Tadinho do meu blog. Se fosse aqueles bichinhos virtuais, hoje no lugar dos posts apareceria x_x. E se fosse uma pessoa, estaria me esperando com um taco de baiseball.  Mas eu voltei! Voltei para ficar...
O motivo da volta é que estou lendo o livro "Aikido - O Caminho da Sabedoria - A Técnica" de Vagner Bull. O sensei me emprestou. Como não posso usar marca texto e nem arrancar as páginas (Eu não arranco paginas de livros, ok? Só uma vez...) vou colocar aqui algumas coisas que achei interessantes.
Como eu sou curiosa, quando comecei a praticar aikido eu sai pelo google a fora procurando coisas, significados e lelele. Dando uma leitura superficial pelo que encontrava. E agora lendo esse livro, achei o significado bem explicadinho sobre a palavra AIKIDO. O que significa cada "kanji" que forma  aikido na escrita japonesa. O significado é tão lindo que, se que fosse um poquinho mais doida, faria uma tatuagem com os três ideogramas. Me amarro em símbolos e significados de qualquer coisa.
Então, vou deixar salvo aqui esse significado, caso eu não me interesse completamente pelo livro e compre um pra mim.

"AI" pode ser traduzido por amor, ou harmonia. É composto por três partes: a parte de cima, em forma de teto, sugere a ideia de proteção e do que está no alto. A barra na horizontal, significa a unidade e o quadrado significa uma boca. Assim, a ideia de harmonia, "AI", fica representada figurativamente como: "Debaixo de um teto somente uma boca fala". Ou seja, para que haja harmonia, deve haver proteção e um centro, um líder. Quem é casado, ou fez alguma sociedade sabe perfeitamente o quão importante é a existência deste centro para que as decisões possam ser tomadas de forma correta, e também construtivas. Quando muitas pessoas querem conduzir um processo isto implicará em brigas e disputas desperdiçando energia que um centro firme impede que se dissipem. Esotericamente a parte do teto, implica naquilo que está no Céu, no Alto, é a parte espiritual. Seu aspecto triangular denota as três qualidades primordiais do espirito, a Bondade, a Verdade e a Beleza. O quadrado, que está embaixo refere-se a parte material, e seus quatro lados, as almas Aramitama, Sachimitama, Niquimitame e Kushimitama. Na tradução alquímica, Fogo, Terra, Água e Ar. Unindo-se o Céu e a Terra buscando-se a unidade, a harmonia é encontrada. Em outras palavras a união de nossa parte espiritual, com a nossa parte marcial, em torno de um centro firme, e seguro é o que permite a harmonia.

Depois eu coloco o significado das outras duas partes.
Já tem um montinho de processos na minha mesa. Não da pra escrever vendo eles se amontoando aqui.

Adios, papi.


Um comentário:

  1. puta que pariu, que coisa mais linda!
    faça a tatuagem filia *------------------*
    essas coisas me incentivam mais e mais a correr atras do que eu quero... *----------* lindo!
    e continue escrevendo, compartilhe a sabedoria *-*

    ResponderExcluir