Parei pra lembrar sobre o que o sensei conversou no último treino. Foi sobre o quanto estamos ficando fortes tanto físico como psicologicamente. Ele sempre conversa após os treinos pra lembrar que não precisamos provar a ninguém o que já aprendemos. Também relembrou o dia em que participei da primeira aula. Eu mal conseguia me equilibrar direito e, hoje, já consigo arremessá-lo com muita facilidade usando apenas um movimento de braços combinados com um giro dos quadris. O nome dessa técnica em japonês não sei como se escreve, mas em português se chama "céu e terra". É bem simples e capaz de causar um belo estrago em alguém que não sabe fazer o rolamento ao ser arremessado.
No dojo (academia), aprendemos técnicas, como cair, como ter uma boa base em um combate e, o principal de tudo, aprendemos a utilizar qualquer coisa que foi ensinado somente em último caso. Nunca começar uma briga, nunca se exibir e sempre ter consciência de que em uma simples brincadeira corremos o risco de machucar seriamente uma pessoa. Aprender qualquer arte marcial requer muita responsabilidade, pois aprendemos a utilizar nosso corpo como um instrumento de ataque e defesa. Mais de defesa do que ataque. Quem ensina arte marcial com o intuito de machucar as pessoas não estar aprendendo uma arte e sim a ser violento.
Na sexta-feira passada, no meu treino extra, o sensei conversou bastante comigo. E, mais uma vez ele elogiou muito o meu desempenho. Na verdade, só tive a sorte de ter encontrado um ótimo mestre com muita paciência, dedicação e amor em ensina. As vezes fico com medo de decepcioná-lo. Não ser tudo o que ele pensar que sou. Eu me esforço bastante, procuro prestar muita atenção e fazer de tudo pra não ficar exausta. Se eu não soubesse que ele tem problemas na coluna e nos joelhos assim como eu tenho também, pediria pra treinarmos ao máximo.
Enfim, como diz o velho ditado “dar tempo ao tempo”, vou continuar aprendendo aos poucos e logo logo faço meu exame para faixa verde. Já consigo razoavelmente fazer os dez movimentos com o bastão. Algo que eu pensava que era um bicho de sete cabeças. Nada que com muito treino e dedicação não se aprenda.
When you have everything,
You have everything to lose.
She made herself
A bed of nails
And shes plannin' on puttin' it to use
But she had diamonds on the inside
She had diamonds on the inside
She had diamonds on the inside
Diamonds
Ben harper - Diamonds on th inside
E que venha mais uma semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário